PESQUISA

O estabelecimentos de uma indústria de reuso funcional em escala nacional – necessariamente composta por outros atores além da Arquivo – depende da produção de conhecimento sobre a realidade do país, de suas cidades, e das possibilidades de reuso existentes nas mesmas. Nosso braço de pesquisa busca preencher esse vazio. Caso tenha interesse em estabelecer parcerias ou em financiar essas produções, entre em contato.

ESTUDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCENTIVO AO REUSO

A partir do estudo do funcionamento e da efetividade de políticas de fomento à economia circular já adotadas no exterior – e da tradução das mesmas a uma realidade local – este braço de pesquisa busca informar o poder público através da produção de material informativo, da coleta de dados e da capacitação de atores . Nossos objetivos iniciais são: estabelecer padrões de licitação para fornecimento de materiais reutilizados, desmontagem e revenda de elementos provenientes de edifícios públicos; mapear o setor de reuso nacional (qual a dimensão do mercado, quem são os principais atores, quais são os materiais de maior relevância); criar ‘fichas’ dos materiais de maior circulação para que possam ser descritos em memoriais de projeto com facilidade; estabelecer políticas de incentivo à desmontagem e ao reuso. 

NORMATIVAS RELATIVAS AO REUSO

A questão normativa e seu rebatimento no mercado de seguros apresenta uma  grande barreira à adoção do reemprego em edifícios de maior escala. O desenvolvimento de jurisprudências que organizem uma rede de responsabilidades similar à existente para materiais novos é necessário. O estabelecimento de normas relativas à construção com elementos de segunda mão depende de um trabalho interdisciplinar envolvendo advogados, construtores e desconstrutores, seguradoras, bombeiros…

MAPEAMENTO E CAPACITAÇÃO DE FORNECEDORES DE REUSO

Legislações relativas ao reemprego, seja envolvendo o descarte consciente ou a inserção de materiais de segunda mão em novas construções, dependem de um mapeamento de atores existentes no setor – responsáveis pelo armazenamento, recuperação e disponibilização de elementos – para serem efetivas. Mapear fornecedores também é essencial ao setor privado, pois permite que o reuso seja especificado, aumentando de modo cíclico oferta e demanda. Frequentemente localizados na zona suburbana, essas empresas, em geral familiares e não-digitais, devem ser localizadas e capacitadas para o real funcionamento do setor

DADOS RELATIVA À DESMONTAGEM DE EDIFÍCIOS

A diminuição de riscos associados ao mercado de reuso depende da capacidade de prever os tempos e custos de desmontagem e a constância de oferta de certos elementos. O estudo do metabolismo urbano permite identificar a composição material da mina urbana e suas frequências de descarte. Simultaneamente, a criação de uma database relativa aos tempos e custos associados da desconstrução (ao invés de demolição) permite que a mesma seja prevista por construtoras cada vez mais formais (referência SINAPI).