A Arquivo é uma empresa e um think-tank voltados à criação de um mercado de reaproveitamento de elementos de arquitetura em construções formais com exigências normativas e logísticas elevadas.

Considerada uma prática de redução de resíduos—contrariamente à reciclagem que objetiva a revalorização dos mesmos— o reemprego de elementos permite que edifícios demolidos não percam a totalidade de seu valor. De difícil externalização (outsourcing) uma vez que a extração de materiais se dá na “mina urbana”, a indústria do reemprego é uma potencial geradora de empregos locais em desmontagem, recuperação e revenda.

Essencial a um mundo em que a crise climática se faz cada vez mais presente, o reemprego de materiais de construção tem se tornado obrigatório para edificações ao redor do mundo—seja nos processos de demolição ou projeto. As ações da Arquivo buscam facilitar a transição da construção e da arquitetura nacional para uma economia circular a partir da venda de materiais de demolição em Salvador, Bahia.