|

Casarão 28

Arquitetura: Naia Alban

Colaboradores: Seu Antônio, Sergio Arouca e Antônio Arouca

Fotos: Manuel Sá

MOBILIÁRIO COM FORROS DE REUSO | 2022

O projeto desse apartamento, localizado em um casarão do século XVII na rua Chile, é um dos laboratórios da Arquivo.O desenho de @naiaalban, com execução e alterações de obra por Seu Antônio, Sergio Arouca e Antônio Arouca monta estratégias para adequar o que se quer ao que se tem.

A estante é feita com aduelas de madeira e uma porta que se converte em mesa. todas as portas, bancadas, e parte das luminárias são provenientes de desmontagens. Os peitoris das janelas são compostos a partir de pisos de uma escada de mármore… O deck que eleva a vista da rede à bahia de todos os santos incorpora uma parte do tabuado do Teatro Acbeu. No banheiro, o revestimento bege bahia foi adquirido a partir da desmontagem de um banheiro de mesma área . A paginação em uma espécie de código de barras, permite utilizar pedras de diferentes dimensões. Os planos que escondem as instalações do apartamento acima são feitos a partir de placas do forro colmeia do edifício mansão Carlos Costa Pinto.

Documentar experiências de reuso é útil para informar o campo e diminuir o risco (e preço estimado por construtores) de experiências do tipo.
Estamos em busca de profissionais que possam nos ajudar a calcular a pegada ambiental dos processos de desmontagem/reinserção de elementos.

Similar Posts