Renovação de Loja a Partir de Resíduos de Marmoaria












Arquitetas: Julia Peres e Victoria Braga
ESPAÇO EXPOSITIVO E LOJA CAROL ARBEX | 2021
O projeto da loja possibilitou uma liberdade atípica de experimentação com resíduos de produção devido à demanda da cliente pelo uso de materiais mais requintados — porém com recursos financeiros limitados — e um espaço de intervenção bastante reduzido; cerca de 17m2.
Buscamos utilizar materiais descartados por uma marmoraria local: blocos de diversos tamanhos de arenito amarelo e uma chapa de mármore crema marfim.
Os blocos maiores de arenito amarelo foram perfurados com profundidade suficiente para que os apoios verticais das araras (perfil cilíndrico Ø38mm) fossem encaixados e fixados – de tal forma que o peso do bloco funciona como embasamento e ancoragem.
Blocos menores foram esculpidos, lixados e perfurados, servindo como puxadores das araras móveis — cujo sistema funciona com roldanas fixas e contrapeso. A chapa de mármore crema marfil utilizada era totalmente irregular e por isso foi recortada dentro do perímetro intacto da peça e depois fixada sobre a estrutura da bancada móvel da loja.
O piso original de madeira cumaru foi cuidadosamente desinstalado e reaproveitado em outro local com metragem quadrada similar.
Durante o processo de projeto e execução compreendemos que a cadeia de produção e descarte das marmorarias — cuja reciclagem de resíduos só é possível para determinados tipos de pedra e sob processos de intensa maquinofatura — apresenta outras maneiras de reaproveitamento na arquitetura, com escalas e usos diversos a partir de pequenas manufaturas, tecnicamente mais acessíveis.
link para o instagram das arquitetas: https://www.instagram.com/ruina.arq/