|

Casa Tupinambás – reuso de portas de madeira

Cliente: Lanussi Pasquali

Arquitetos: Daniel Sabóia (tantocria), André Souza e Nina Barreto

CASA TUPINAMBÁS | 2019

Projeto de reforma e ampliação de uma casa localizada no bairro do Rio Vermelho em Salvador.
Um antigo sonho da proprietária e seu marido, o imóvel de três andares, uma construção inacabada, foi adiquirido para abrigar a casa da família e um atelier para a realização de atividades artísticas desenvolvidas pelo casal, ambos artistas visuais.
O orçamento limitado fez do reaproveitamento de materiais um importante norteador do projeto, a exemplo das grandes esquadrias em madeira e vidro incorporadas à da sala, a confecção de portas com tabuas aproveitadas do piso e todas as bancadas dos banheiros, feitas com madeira maciça remanescente do antigo telhado da casa.
A coleção de obras de arte da família foi outro elemento importante. Entendidas como parte do projeto arquitetônico, definiram a criação de eixos visuais direcionadores do olhar e da criação de elementos de iluminação natural.
O anexo, em bloco de concreto aparente, abriga uma sala que se amplia para o grande pomar através de quatro pórticos, elementos interticiais que criam uma relação ao mesmo tempo direta, mas protegida com o exterior.
A utilização dos blocos de concreto trouxe economia e simplicidade para a estrutura, ao mesmo tempo que criou contraste de textura com a preexistência e marcou intervenções realizadas no edifício.

Similar Posts